Projetos



Cinema, Cultura e o Mundo do Trabalho - Intercâmbio Brasil/Canadá (2011 - atual)
Coordenadora Profª Cláudia Silva Estima
Este projeto tem por objetivo promover um intercâmbio cultural, no qual estão envolvidos o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Câmpus Porto Alegre) e a Camosun College (Victoria/Canadá www.camosun.ca/esl). Entre as atividades previstas, destaca-se a realização do Ciclo de Cinema, Cultura e o Mundo do trabalho, o qual visa estreitar o contato entre essas duas culturas, pois identifica-se a necessidade de uma formação integral do aluno do ensino técnico/tecnológico por meio do enriquecimento a respeito da sua própria cultura e de outras culturas. Os participantes dessa proposta desenvolverão o aprofundamento de questões que conduzirão ao desenvolvimento de um olhar crítico em relação à cultura, instrumentalizando-os a realizarem trocas culturais mais proveitosas tanto em contextos tanto nacionais, pelas vivências cotidianas envolvendo assuntos internacionais, quanto internacionais, em oportunidades de participação em projetos de intercâmbio internacional.


Projeto Afrolinguagens (2012 a 2013)

Coordenadoras Profª Aline Ferraz da Silva e Profª Renata Trindade Severo

'Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo (...)a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro.' (Gilberto Freyre)
O projeto Afrolinguagens propõe trazer para o IFRS campus PoA a discussão sobre o papel protagonista
da cultura de matriz africana na construção da identidade brasileira.
O projeto organiza-se a partir de um grupo de estudos que aborda questões ligadas à linguagem e suas diversas formas de manifestação (arte, língua,corpo e religiosidade). De forma complementar, um fórum permanente de discussão terá como objetivo dar visibilidade às questões desenvolvidas  no grupo de estudos. A partir dos estudos do grupo, serão organizados eventos como oficinas, palestras, apresentações
artísticas, saraus, rodas de conversa, visitas técnicas e debates que contarão com a colaboração de
pesquisadores e professores de áreas ligadas aos estudos afro como música, artes visuais, literatura,
história, religião e dança.


Práticas Integradas da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (2013)
Coordenadora Profª Carolina Comerlato Sperb

O projeto “Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa: práticas integradas” visa oferecer ao público
interno e externo do IFRS a formação inicial, continuada e complementar que abordem temas relacionados à língua, cultura, comunicação e educação. O projeto promove diversos cursos no longo de ano, oferecendo conhecimento inicial e aprofundada sobre a diferença lingüística e cultural dos surdos, proporcionando a formação continuada aos docentes da educação de surdos e ampliando o conhecimento vocabular e conceitual da Libras como segunda língua aos ouvintes, e para os surdos, da Língua Portuguesa como segunda língua. E no final do ano acontecerá um evento Fórum de Estudos Surdos na Área de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (FESALSLP) com o objetivo de promover estudo, difundir conhecimento e realizar formação continuada. Ao longo do ano ocorrerá importante publicação de artigos após cada curso, pois se ressalta a escassez de estudo sobre tais temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário