quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ciclo de Estudos Afrolinguagens Brasil - segundo encontro

O segundo encontro do Ciclo de Estudos Afrolinguagens Brasil --que ocorreu na noite de 23 de maio-- foi dedicado à Literatura Brasileira. O título da palestra proferida pela profa. Dra. Jaqueline Cunha foi "A presença do negro no contexto social e na Literatura do século XIX." Além de abordar temas como a situação do negro no contexto social daquele século a partir de informações obtidas em seus anos de pesquisa em jornais da época, a professora também discorreu sobre homens negros que foram cruciais para a formação da literatura brasileira --como Castro Alves e Machado de Assis-- e que desempenharam papéis muito importantes na sociedade da época e nas lutas contra a escravidão -- como José do Patrocínio e André Rebouças.

O próximo encontro do Ciclo de Estudos ocorrerá no dia 21 de junho, às 19h e será dedicado às religiões afro-brasileiras.

Professoras
Renata T. Severo
Aline Ferraz da Silva
Coordenadoras





Um comentário:

  1. Excelente palestra! É muito gratificante para nós discentes do IF termos a oportunidade de absorver os conhecimentos de professores tão bem preparados de uma forma tão didática. Parabenizo o Ciclo de Afrolinguagens pela maravilhosa iniciativa de trazer estes assuntos aos alunos do PROEJA e demais interessados e à professora Jaqueline Cunha, pela incrível contextualização do negro no século da abolição da escravatura. Ensino público e de qualidade!

    ResponderExcluir