Neste ano, o projeto conta com atividades de intercâmbio entre o Brasil (IFRS) e o Canadá (Camosun College), por meio de vídeo conferência. Com a exibição do filme “O Palhaço”, de produção nacional, foi promovida uma oportunidade de reflexão a respeito de questões que envolvem trabalho e identidade.
Momentos iniciais: Apresentação das palestrantes e contato com canadenses
Ambiente Virtual
Numa dinâmica inovadora, os coordenadores do evento, professores
Cláudia Silva Estima (IFRS) e Bruce McCormack (Camosun College)
realizaram a exibição do filme simultaneamente em Porto Alegre (horário
brasileiro – 19h) e em Victoria (horário canadense – 15h).
Após a sessão, uma conversa foi conduzida pelas professoras Renata Trindade Severo (IFRS) e Aline Ferraz Silva (IFRS), entre os alunos brasileiros e canadenses.
Inicialmente, as professoras realizaram uma exposição de suas impressões sobre a obra, interpretando alguns aspectos referentes à identidade dos personagens e o impacto dela no mundo do trabalho, realizando suas falas em inglês e português. Alunos das duas instituições fizeram questionamentos e comentários, enriquecendo suas participações no evento.
Após a sessão, uma conversa foi conduzida pelas professoras Renata Trindade Severo (IFRS) e Aline Ferraz Silva (IFRS), entre os alunos brasileiros e canadenses.
Inicialmente, as professoras realizaram uma exposição de suas impressões sobre a obra, interpretando alguns aspectos referentes à identidade dos personagens e o impacto dela no mundo do trabalho, realizando suas falas em inglês e português. Alunos das duas instituições fizeram questionamentos e comentários, enriquecendo suas participações no evento.
Vídeo conferencia com Professor, canadense, Bruce. Vice-coordenador do projeto
Alunos e comunidade externa
Entre o público brasileiro, tivemos a professora de LIBRAS Carolina
Sperb (IFRS), que prestigiou o evento e que, de forma especial,
possibilitou que a sessão ocorresse de forma trilingue (inglês,
português e LIBRAS).
Também participaram alunos da comunidade interna do IFRS, dos cursos Técnicos em Química, Secretariado, Panificação e Confeitaria e Administração e dos cursos Superiores em Sistemas para Internet, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental, assim como da comunidade externa estiveram presentes alunos do curso de Administração Pública da UFRGS.
Também participaram alunos da comunidade interna do IFRS, dos cursos Técnicos em Química, Secretariado, Panificação e Confeitaria e Administração e dos cursos Superiores em Sistemas para Internet, Processos Gerenciais e Gestão Ambiental, assim como da comunidade externa estiveram presentes alunos do curso de Administração Pública da UFRGS.
O evento foi de natureza trilíngue: Português, Inglês e LIBRAS
De acordo com a coordenação do projeto, a experiência foi muito
gratificante pelo seu aspecto inovador e ao mesmo tempo audacioso pelo
fato de envolver uma instituição internacional participando em tempo
real do evento. O filme proporcionou uma reflexão interessante da
realidade brasileira, pois quebra com visões estereotipadas do Brasil no
exterior, as quais foram inclusive comentadas pelos participantes tanto
canadenses quanto brasileiros durante o debate.
Os participantes se mostraram interessados na continuidade do projeto, o qual prevê próxima sessão no dia 07 de junho (vide programação no blog do PROPEL: www.propel-ifrs-poa.blogspot.com.br
Os participantes se mostraram interessados na continuidade do projeto, o qual prevê próxima sessão no dia 07 de junho (vide programação no blog do PROPEL: www.propel-ifrs-poa.blogspot.com.br
Professoras Aline Ferraz e Renata Severo, debatedoras da noite e Professora Cláudia Estima, coordenadora do evento
Período de questionamentos e comentários dos participantes
Interações entre o ambiente brasileiro e canadense
Alunos e Comunidade Externa
Alunos dos cursos de Secretariado, Gestão Ambiental e Adm. Pública da UFRGS
Alunos de Sistemas para internet, Téc. em Química, Processos Gerencias e Comunidade externa
Nenhum comentário:
Postar um comentário