quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ciclo de Estudos Afrolinguagens Brasil - 4ª palestra


No dia 29 de setembro, o 4° encontro do I CICLO DE ESTUDOS AFROLINGUAGENS BRASIL foi dedicado à música brasileira de influência africana.
A abertura do evento ficou por conta dos egressos do curso Técnico em Guia de Turismo, do IFRS câmpus Restinga, Márcio e Felipe, apresentados pelo professor de História daquele câmpus, Fábio Marçal. Márcio inciou sua fala contando um pouco da história do samba em Porto Alegre. Destacou a Banda Saladanha como importante promotora da música e cultura afro-brasileiras na capital. Felipe contou a história da Escola de Samba Estado Maior da Restinga--que se mescla com a própria história do bairro. Os dois palestrantes deram depoimentos sobre seu envolvimento com a Escola e a importância desse espaço cultural na vida da comunidade. A segunda metade da noite contou com a palestra da antropóloga Janaína Lobo, que apresentou resultado de seu trabalho de mestrado. A palestra, intitulada "Saberes e práticas musicais afro-brasileiras", apresentou ao público presente e recuperação de uma história de cultura e música afrobrasileira que havia sido invisibilidade pela História Oficial. Janaína apresentou um trecho do DVD que foi produzido a partir de seu trabalho e que é distribuído de forma gratuita na rede de ensino público municipal. O encerramento da noite coube ao etnomusicólogo Felipe Cemim, que falou sobre seu trabalho com música de religião afrobrasileira, especificamente os "pontos" cantados em um espaço religioso na capital.
O próximo encontro do I CICLO DE ESTUDOS AFROLINGUAGENS BRASIL ocorrerá no dia 31/10, no auditório do 9° andar. O tema é o museu itinerante "Territórios Negros em Porto Alegre" e tod@s estão convidad@s!






Nenhum comentário:

Postar um comentário