terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ciclo de Estudos Afrolinguagens Brasil - 5º Encontro


Territórios Negros em Porto Alegre" (31/10)
Em seu encontro, ocorrido no dia 31/10, o I Ciclo de Estudos Afrolinguagens Brasil abordou a presença negra em Porto Alegre com a participação de Leonardo da Rosa, funcionário da empresa Carris e um dos responsáveis pelo projeto Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, e do griô aprendiz PC Barbosa, ativista social ligado ao Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode.
Leonardo iniciou a conversa relatando seu próprio auto-reconhecimento enquanto negro - o que, segundo ele, aconteceu apenas 6 anos - e a importância de se visibilizar a população afro-brasileira como participante ativa na construção da capital gaúcha. Um dos objetivos do projeto, além da diminuição de preconceitos raciais, é legitimar o direito histórico à presença e à circulação d@s negr@s em todos os territórios da cidade, sejam esses físicos ou culturais. O segundo palestrante, com os pés descalços, abriu sua fala reverenciando seus antepassados com o toque do tambor reconfigurando o posicionamento da plateia em círculo, uma dinâmica de sensibilização que remonta à ancestralidade africana e a sua tradição oral de contação de histórias pelos mais velhos (griôs). PC  apresentou um vídeo documentário com depoimentos de alguns griôs, dentre eles o Mestre Boréu, enfatizando a importância do acesso a mídias livres como estratégia de divulgação e ressignificação da cultura afro-brasileira.
No próximo e último encontro desse ano, que acontecerá no dia 20/11, data que marca o Dia Nacional da Consciência Negra, o Afrolinguagens vai promover um momento de avaliação do percurso realizado durante o ano e exibirá trechos do documentário “O Grande Tambor”.
Links de interesse:
Afro-Sul Odumode: http://afrosulodomode.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário