sexta-feira, 3 de maio de 2013

Nossos projetos 2013

Cinema, Cultura e o Mundo do Trabalho - Intercâmbio Brasil/Canadá
Coordenadora Profª Cláudia Silva Estima

Este projeto tem por objetivo promover um intercâmbio cultural, no qual estão envolvidos o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Câmpus Porto Alegre) e a Camosun College (Victoria/Canadá www.camosun.ca/esl). Entre as atividades previstas, destaca-se a realização do Ciclo de Cinema, Cultura e o Mundo do trabalho, o qual visa estreitar o contato entre essas duas culturas, pois identifica-se a necessidade de uma formação integral do aluno do ensino técnico/tecnológico por meio do enriquecimento a respeito da sua própria cultura e de outras culturas. Os participantes dessa proposta desenvolverão o aprofundamento de questões que conduzirão ao desenvolvimento de um olhar crítico em relação à cultura, instrumentalizando-os a realizarem trocas culturais mais proveitosas tanto em contextos tanto nacionais, pelas vivências cotidianas envolvendo assuntos internacionais, quanto internacionais, em oportunidades de participação em projetos de intercâmbio internacional.


Projeto Afrolinguagens
Coordenadoras Profª Aline Ferraz da Silva e Profª Renata Trindade Severo

'Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo (...)a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro.' (Gilberto Freyre)
O projeto Afrolinguagens propõe trazer para o IFRS campus PoA a discussão sobre o papel protagonista
da cultura de matriz africana na construção da identidade brasileira.
O projeto organiza-se a partir de um grupo de estudos que aborda questões ligadas à linguagem e suas diversas formas de manifestação (arte, língua,corpo e religiosidade).De forma complementar, um fórum permanente de discussão terá como objetivo dar visibilidade às questões desenvolvidas  no grupo de estudos. A partir dos estudos do grupo, serão organizados eventos como oficinas, palestras, apresentações
artísticas, saraus, rodas de conversa, visitas técnicas e debates que contarão com a colaboração de
pesquisadores e professores de áreas ligadas aos estudos afro como música, artes visuais, literatura,
história, religião e dança.


Práticas Integradas da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais
Coordenadora Profª Carolina Comerlato Sperb

O projeto “Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa: práticas integradas” visa oferecer ao público
interno e externo do IFRS a formação inicial, continuada e complementar que abordem temas relacionados à língua, cultura, comunicação e educação. O projeto promove diversos cursos no longo de ano, oferecendo conhecimento inicial e aprofundada sobre a diferença lingüística e cultural dos surdos, proporcionando a formação continuada aos docentes da educação de surdos e ampliando o conhecimento vocabular e conceitual da Libras como segunda língua aos ouvintes, e para os surdos, da Língua Portuguesa como segunda língua. E no final do ano acontecerá um evento Fórum de Estudos Surdos na Área de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (FESALSLP) com o objetivo de promover estudo, difundir conhecimento e realizar formação continuada. Ao longo do ano ocorrerá importante publicação de artigos após cada curso, pois se ressalta a escassez de estudo sobre tais temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário