quarta-feira, 12 de junho de 2013

Encontro do Ciclo de Cinema

"Segundo encontro do "Ciclo de Cinema, Cultura e Mundo do Trabalho - Intercâmbio Brasil/Canadá"
Na noite da última sexta feira (07/junho/2013), no auditório do 9º andar, aconteceu a segunda sessão do projeto “Ciclo de Cinema, Cultura e Mundo do Trabalho – Intercâmbio Brasil/Canadá”. Desta vez, o filme apresentado foi “Recém Chegada”, um filme de dupla produção entre Canadá e Estados Unidos, que, além da comédia romântica, aborda relações de trabalho, envolvendo trabalhadores de uma pequena cidade americana, do estado de Minnesota, e sua fábrica.
Os palestrantes da noite foram a Professora Mice Albano e Professor Bruce McCormack da Camosun College, faculdade que participa do intercâmbio com o IFRS. Eles abordaram algumas questões culturais canadenses em relação ao clima que enfrentam, no inverno principalmente, e também sobre questões do mundo do trabalho entre o sindicato, os trabalhadores e os dirigentes de uma indústria de uma pequena cidade do interior americano. A troca de experiências foi muito enriquecedora, pois permitiu inter-relações entre as situações apresentadas no filme e a realidade brasileira de algumas cidades interioranas do Rio Grande do Sul. Os participantes também foram instigados a comentar sobre suas escolhas, por exemplo, “como equilibrar a vida profissional e a vida pessoal” e a respeito de situações de choque cultural já vivenciadas.
Contamos com a presença de diversos estudantes vindos de Quebec, Canadá, que estão realizando intercâmbio estudantil no IFRS- Câmpus Porto Alegre. Também estiveram presentes no evento, além dos alunos alunos dos cursos do IFRS, os professores Telmo Ojeda, Marilene Rosa Miola, Aline Ferraz, Evandro Miletto e Natalia Labella, coordenadora do PROPEL.
O projeto de intercâmbio entre IFRS e Camosun tem sido um sucesso e aguardamos ainda maiores proveitos para as próximas sessões, em 21/06, com o filme “Os deuses devem estar loucos” e em 05/07 com o filme francês “Intocáveis”."









Um comentário: