terça-feira, 2 de julho de 2013

I Conversas Enroda - “Mulheres negras no IFRS”



            A noite da terça-feira 25 de junho certamente não será esquecida por aquelxs que estiveram presentes no I Conversas Enroda cujo tema foi “Mulheres negras no IFRS”. O evento, organizado pelo Projeto Afrolinguagens e coordenado pelas professora Aline Ferraz e Renata Severo, propõe conversas que enredem, envolvam seus interlocutores ao trazer para debate temas importantes para a valorização da cultura afro.

            Essa edição foi construída com a participação de muitas pessoas. As debatedoras foram as alunas Carmynie Xavier, Cristiane Gomes, Maria Luiza Souza e Maria Alice Santos, a técnica do NAAC  Ana Springer e a professora Andrea Ribeiro Gonçalves Leal, todas do IFRS Câmpus Porto Alegre. O debate foi pontuado com a sensibilidade e a experiência da ativista de movimentos negros e artista Nina Fola, que, além de retomar e aprofundar questões que apareciam na fala das debatedoras, contribuiu também com seu depoimento pessoal.

            O encerramento da noite ficou por conta do Grupo de Brincantes Paralelo 30, coordenado pelo professor Jair Felipe Umann da Faculdade de Dança da UFRGS. O evento foi filmado pela colaboradora voluntária Gleinir Vaz, aluna do curso de Gestão Ambiental.

            Muitas questões relevantes foram abordadas, dentre elas podemos citar: preconceito de gênero, de raça e de religião, desvalorização da mulher negra, imposição de um padrão de beleza branco, lacuna de representações femininas negras na mídia, insuficiência da política de cotas para estudantes, defasagem do ensino escolar em relação à lei 10.639 e a necessidade de se repensar a grade curricular dos cursos do nosso câmpus. Com tudo isso, o tempo foi insuficiente para se abordar — menos ainda aprofundar — todas as questões pertinentes às mulheres negras. Aguardemos mais movimentações!

            





Nenhum comentário:

Postar um comentário